Layer 1

PROJETO empreenDELAS



QUEM SOMOS

Conheça nossa história e jeito de trabalhar.

A proposta inaugural da EXPONENTIALIS pretende 

romper com dogmas e realinhar os paradigmas que movem o SER HUMANO nas suas ideias, carreiras, projetos educacionais e propostas de negocios, de maneira a que eles alcancem a relação mais próxima do ideal com o possível.

Nossa MISSÃO e ser uma plataforma aberta para ideias, projetos e programas que revolucionem o crescimento e desenvolvimento de pessoas.

Com a VISÃO de promover uma disruptura com os modelos tradicionais, de forma respeitosa, para explorar ideias e novos referencias que ajudem as pessoas e estruturas a enfrentarem os desafios impostos pela modernidade.

PROJETO empreenDELAS


Projeto de Qualificação Profissional para o empoderamento de adolescentes e jovens mulheres em situação vulnerabilidade social por intermédio da valorização de seus potenciais, com impacto positivo na empregabilidade - especialmente nesse momento de Pandemia do Covid19, mas essencialmente no pós-Pandemia e no retorno ao chamado "novo normal".

Exponentialis Projetos de Aprendizagem e Educação Transformadora

www.exponentialis.com.br

Prof. Dr.Jose Luiz Esteves, DBA.

Gestor Executivo
https://www.linkedin.com/in/jose-esteves-2a53127
E-mail: jlestevesbr@gmail.com
Mobile: (31) 92002-1223

O PROJETO

EmpreenDELAS- Empreendedorismo para Adolescentes e Jovens Mulheres

Projeto de Qualificação Profissional em 3 níveis de formação, para o empoderamento da adolescentes e jovens mulheres em situação vulnerabilidade social por intermédio da valorização de seus potenciais, com impacto positivo na empregabilidade - especialmente nesse momento de Pandemia do Covid19, mas essencialmente no pós-Pandemia e no retorno ao chamado "novo normal".

O projeto se enquadra, sobretudo, em dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Educação de Qualidade e Igualdade de Gênero. As matrizes curriculares pretendem desenvolver seus eixos a partir do reconhecimento da realidade local e da problemática inerente a desigualdade de gênero para a empregabilidade em novo mundo do trabalho.

ESCOPO DOS SEGMENTOS: Níveis de Formação (NF)

  • 1.NF I: Promover a formação de estudantes mulheres de ensino fundamental e médio;
  • 2.NF II: Promover a Qualificação da mão-de-obra feminina para a Transformação Digital e Tecnologia, e na Economia Criativa, inclusive as não inseridas por razões de maternidade, proporcionando maior visibilidade para os talentos femininos no mercado de trabalho.
  • 3.NF III: Apoiar novos negócios inovadores empreendidos por mulheres.
  • Propostas para o Eixo de Formação Básica:

    Auxiliar Administrativa, Auxiliar Contábil, Cuidadora, Marceneira, Mecânica de Motos, Mecânica de Autos, Maquiadora, Manutenção de Micros, Manutenção de Celulares,

    Operadora de Micros, Recepcionista, Telemarketing, Vendas, Vitrinista.

    Propostas para o Eixo de Formação Técnica:

    Almoxarife, Atendimento, Bombeira Hidráulica, Cabelereira, Corte e Costura, Cozinheira, Eletricista Predial, Eletricista com NR10, Jardinagem e Paisagismo, Socorrista, Hotelaria, Manipulação de Alimentos, Reciclagem.

    Propostas para o Eixo de Formação Superior:

    Especialista em Comércio Justo Solidário, Especialista em Cooperativismo, Empreendedorismo, Design Gráfico, Desenvolvimento de Jogos e Aplicativos, Liderança, Gestão de Talentos e RH.

    CLIQUE E VEJA MAIS

    [Localização do projeto- municípios e estados]

    Belo Horizonte, capital MG (Pilotos nas comunidades do Céu Azul e/ou Padre Pinto);

    São Paulo, SP capital (Pilotos nas comunidades de Paraisópolis e/ou Heliópolis), e

    Rio de Janeiro - RJ capital (Pilotos nas comunidades do Borel e Santa Marta e/ou Complexo da Maré - que reúne 16 diferentes comunidades)

    [Fases e Cronograma do projeto]

    Período: 30 agosto/2020 a 30 agosto/2021

    a) Introdução : Definição das Bases de Trabalho e Aprovação do Projeto junto aos financiadores

    b) Pesquisa externa, Revisão Bibliográfica e Fundamentação do Trabalho

    c) Análise externa do Ambiente e Seleção de Pilotos nas Comunidades e ajustes junto as equipes conformadas localmente nos municipios

    d) Definição de Sequencia de Cursos e Programas Online

    e) Elaboração e aplicação dos Instrumentos de Desenho e Implementação da Plataforma LMS;

    f) Estruturação da Matriz

    g) Implementação; Acompanhamento de ingressantes; CRM;

    h) Seminário I (final de 2020 para identificação do curso e possíveis correções)

    i) Construção da Régua Holos-Heurística (para a replicação do Modelo)

    j) Checagem do modelo e corroboração da Linha de Pesquisa e fundamentos do projeto

    k) Seminário II - Apresentação das Conclusões e possível preparação para continuidade

    em 2021(autorizar ingresso de parceiros contributivos para a sustentabilidade)

    [Dimensões e alcance]

    (1) Melhoria da formação de professores e gestores e da prática docente;

    (2) Aumento do bem-estar dos estudantes e/ou professores;

    (3) Aumento da conscientização e entendimento dos fatores que promovem uma educação de qualidade;

    (4) Melhoria do nível de engajamento dos estudantes e, consequentemente, de seus resultados de aprendizagem e desenvolvimento;

    (5) Fortalecimento da relação entre a escola e as famílias;

    (6) Redução dos níveis de desigualdade e da vulnerabilidade de comunidades. (max. 200 palavras)

    A participação das mulheres em igualdade de condições com os homens é fundamental para o desenvolvimento social e econômico sustentável de uma família, comunidade e país. Mulheres empoderadas, além de transformarem suas próprias vidas, colaboram para o empoderamento e desenvolvimento de uma sociedade.

    Se antes as mulheres não tinham espaço para demonstrar seu total valor, hoje elas já provaram que podem atuar em áreas que eram dominadas pelos homens.

    Isso é resultado do empoderamento, ou seja, de dar mais poder para essa fatia da população, especialmente em zonas deprimidas social e economicamente nos municípios escolhidos para essas pilotagens.

    Com foco em adolescentes e mulheres que buscam qualificação, os cursos pretendem associar a possibilidade de integrar a capacitação p.p.dita, temas como empreendedorismo, finanças, inovação, tecnologia, entre outros.

    [Impacto e monitoramento do projeto]

    Fase 1- Pesquisa e avaliação geográfica das bases e perfis de adolescentes e

    jovens mulheres usando o cruzamento das bases de dados referenciadas sobre

    esses públicos nas comunidades em seus respectivos Estados-UF´s;

    Fase 2 – Levantamento e validação das propostas de capacitação a serem

    ofertadas em cada um dos eixos principais de formação proposta, se necessário

    com grupos focais e entrevistas sobre os contornos, motivações e

    comportamentos em relação a capacitações e cursos de curta, media e longa

    duração;

    Fase 3 – Elaboração das matrizes curriculares, formatação de conteúdos, e

    sugestões de cursos, além de implantação em LMS (*com custo adicional) para

    oferta nas modalidades EAD e-ou hibrida, e

    Fase 4 - Monitoramento de resultados e Produção de relatórios.

    [Alcance]

    Levando em consideração os dados mais atualizados, a expectativa é usar a delimitação das comunidades escolhidas por sua vulnerabilidade apesar de centrais e conectadas aos grandes centros urbanos. Em algumas delas o alcance se projeta algo entre 200 e 300 professores, atingindo mais de 5 mil jovens estudantes e adolescentes.

    Existe produção integral dos materiais (Livros texto em formato e-books, vídeos interativos, jogos educativos, avaliações e demais ferramentas educacionais) bem como (parte importante) o direito autoral para a utilização do mesmo por parte de seus respectivos autores.

    A Proposta complementar (desenvolvimento de LMS especifico e habilitação do conteúdo com CPanel privativo) se estende com equipamentos de trabalho (desktops, notebooks e tablets) em cada comunidade abrangida.

    [Problema específico da educação pública:

    Quando uma mulher empreende e é dona do seu próprio dinheiro, ela vira dona de sua própria história. Quando uma mulher é dona de sua própria história, ela tem mais chance de interromper ciclos de violência contra si e sua família. Quando uma mulher empreende, ela reinveste em sua família e, assim, toda a sociedade avança junto.

    As Secretarias municipais e estaduais de saúde serão convidadas a parceria, bem como demais atores atuantes nessas regiões deprivadas social e economicamente, tais como ONGs, associações de moradores e filantrópicas.

    [Interatividade das Equipes]

    a) Interação com outros atores locais;

    b) Capacitação e formação experimental de professores da rede publica;

    c) Capacidade de replicação dos Projetos Educativos;

    d) Estabelecimento de parcerias para fomentar a contratação dos adolescentes e jovens para o primeiro emprego ou como aprendizes;

    e) Incentivo ao aporte de contrapartidas e busca de novos investidores sociais

    Trabalhos anteriores realizados no âmbito das experiências profissionais do gestor - com destaque para o de Formação de Educadores Sociais no Semiarido Brasileiro - Vale do Jequitinhonha, ganhador do Premio Criança Nacional em Educação Infantil da Fundação ABRINQ. Metodologia que pode ser acessada em https://drive.google.com/file/d/0B_9wABQw8-YkTTdSS1JzaUc1RVU/view?usp=drivesdk

    Contribuição com a redução das desigualdades da educação brasileira;

    As mulheres apresentam menor proporção em relação aos homens no grupo dos empreendimentos estabelecidos (43%). Essa diferença mostra que o impulso inicial para empreender é semelhante, porém, as mulheres enfrentam mais dificuldades para fazer seus empreendimentos prosperarem.

    As empreendedoras iniciais brasileiras atuam principalmente em quatro atividades econômicas: serviços de alimentação, serviços domésticos, comércio varejista de roupas e cabeleireiros (Sebrae, 2018).

    Existe ainda um grande caminho para maior participação de mulheres capacitadas oriundas dessas comunidades em empresas ligadas à ciência, tecnologia, engenharia - entre outras.

    [Equidade]

    Os Agentes Locais na implementação do projeto nesses municípios/comunidades piloto deverão ser selecionados prioritariamente como integrante desses grupos vulneráveis.

    Orçamento total do projeto (em R$) *800.000,00

    Valor de doação-patrocínio solicitado (em R$) *750.000,00

    Uso dos recursos:

    Recursos Humanos (salários e encargos - R$)

    Equipe de Administração 294.000,00

    Equipe Executora 114.000,00

    Agentes Locais 84.000,00

    Total 522.000,00

    Recursos Materiais

    Montagem de Salas Interativas e LabMakers (custo em cada um dos três

    Municípios) 60.000,00

    Design, implementação e operação do LMS 48.000,00

    Total 228.000,00

    Aquisição de Equipamentos

    (Parte incluídos na montagem das Salas e LabMakers e parte adicional por

    doação)

    TOTAL GERAL 750.000,00

    Financiador apoiando o projeto: Exponentialis

    Valor do apoio R$ 50.000,00

    [Equidade]

    Os Agentes Locais na implementação do projeto nesses municípios/comunidades piloto deverão ser selecionados prioritariamente como integrante desses grupos vulneráveis.



    PARCERIAS E DIREITOS:

    Durante a execução deste trabalho, esta garantida aos apoiadores, a qualquer tempo, o usufruto dos conteúdos e matérias que forem desenvolvidos, sem a necessidade de pagamento adicional por direitos autorais, nos termos da duração acordada no projeto.

    DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

    A propriedade das invenções, processos, métodos, programas de computador ou inovações técnicas, quando pertinentes ao Projeto empreenDELAS, respeitará os termos da legislação vigente à época, desta forma, sendo ou não privilegiáveis ou patenteáveis em termos de propriedade intelectual, terão seu uso cedido pela duração do contrato sem quaisquer custos adicionais.

    Belo Horizonte,
    02 de junho de 2020.


    EXPONENTIALIS PROJETOS DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA 4.0

    Interessado em apoiar ?


    Fale Com a Gente

    Email | Website | Phone