Layer 1

PROJETO BrumEDUCA



QUEM SOMOS

Conheça nossa história e jeito de trabalhar.

A proposta inaugural da EXPONENTIALIS pretende romper com dogmas e realinhar os paradigmas que movem o SER HUMANO nas suas ideias, carreiras, projetos educacionais e propostas de negocios, de maneira a que eles alcancem a relação mais próxima do ideal com o possível.

Nossa MISSÃO e ser uma plataforma aberta para ideias, projetos e programas que revolucionem o crescimento e desenvolvimento de pessoas.

Com a VISÃO de promover uma disruptura com os modelos tradicionais, de forma respeitosa, para explorar ideias e novos referencias que ajudem as pessoas e estruturas a enfrentarem os desafios impostos pela modernidade.

PROJETO BrumEDUCA


Projeto LMS BrumEduca para capacitação e formação continuada de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social com a Catástrofe em Brumadinho (e regiao), MG.

Exponentialis Projetos de Aprendizagem e Educação Transformadora

www.exponentialis.com.br

Prof. Dr.Jose Luiz Esteves, DBA.

Gestor Executivo
https://www.linkedin.com/in/jose-esteves-2a53127
E-mail: jlestevesbr@gmail.com
Mobile: (31) 92002-1223

O PROJETO


Projeto de Qualificação Profissional fundado em Programa Híbrido de Capacitação de Jovens em Situação de Pobreza e Vulnerabilidade Social por intermédio da valorização de seus potenciais, com impacto positivo especialmente voltado ao primeiro emprego nesse momento de Pandemia do Covid19, estendendo-se ao pós-Pandemia.

O projeto se enquadra no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Educação de Qualidade. As matrizes curriculares pretendem desenvolver seus eixos a partir do reconhecimento da realidade local e da problemática inerente a modernidade e oportunizar a possibilidade do reforço escolar, da melhor exploração cognitiva de crianças, adolescentes e jovens para suas habilidades e da capacitação desses sujeitos do ensino fundamental e medio com o vies da inovação e do empreendedorismo, para a empregabilidade em novo mundo do trabalho.

ESCOPO:

  • 1.Preencher o GAP existente entre as oportunidades que existem no ensino privado em relação ao publico,
  • 2.Interagir com os entes responsaveis pela educação municipal em Brumadinho e seu entorno de municipios - publicos ou não,
  • 3.Fortalecer a aprendizagem transformadora,
  • 4.Promover os indicadores  e resultados obtidos entre crianças, adolescentes e jovens vulneraveis, especialmente nas componentes STEAM do processo educativo, e
  • 5.Fortalecer a importancia da educação no ambiente de suas familias.

  • CLIQUE E VEJA MAIS

    [Localização do projeto- municípios em MG]

    Brumadinho, Igarapé e São Joaquim de Bicas

    [Fases e Cronograma do projeto]

    Período: 01 setembro/2020 a 30 agosto/2021

    a) Introdução : Definição das Bases de Trabalho e Aprovação do Projeto junto aos financiadores

    b) Pesquisa externa, Revisão Bibliográfica e Fundamentação do Trabalho

    c) Análise externa do Ambiente e Seleção de Pilotos nas Comunidades e ajustes junto as equipes conformadas localmente nos municipios

    d) Definição de Sequencia de Cursos e Programas Online

    e) Elaboração e aplicação dos Instrumentos de Desenho e Implementação da Plataforma LMS;

    f) Estruturação da Matriz

    g) Implementação; Acompanhamento de ingressantes; CRM;

    h) Seminário I (final de 2020 para identificação do curso e possíveis correções)

    i) Construção da Régua Holos-Heurística (para a replicação do Modelo)

    j) Checagem do modelo e corroboração da Linha de Pesquisa e fundamentos do projeto

    k) Seminário II - Apresentação das Conclusões e possível preparação para continuidade

    em 2021(autorizar ingresso de parceiros contributivos para a sustentabilidade)

    [Dimensões e alcance]

    A falta de oportunidades de uma educação transformadora, a ausência de politicas publicas mitigadoras da desigualdade econômica e a exclusão social são as principais causas de reforço ao estigma da pobreza de crianças, adolescentes e jovens nessa região da catástrofe em MG.

    E que reforçam de forma exponencial seus desafios para cruzar o muro invisível que separa a realidade de modelos que transcendem o usual das salas de aula em que essas mesmas crianças, adolescentes e jovens se encontram. Enquanto as escolas particulares convivem com o dia-a-dia da Transformação Digital do Ensino, com Metodologias Ativas, Robótica e Laboratórios Makers, uma grande parte das escolas publicas (municipais e estaduais) na região - especialmente as localizadas dentro e nos entornos periféricos das comunidades, enfrenta os desafios impostos desta mesma modernidade.

    Com raras exceções e projetos expoentes - que inclusive motivam a ideia de que existe uma profusão de altas habilidades nessas regiões atingidas diretamente- caso de Brumadinho, e periféricas.

    A proposta inicial da BrumEDUCA e tonar-se um LMS Transformador ou ChangeMaker para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social pós-evento. Isso significa resgatar o nivelamento dos resultados obtidos em diferentes disciplinas e promover componentes de inovação, empreendedorismo e responsabilidade, fortalecendo o seu protagonismo como verdadeiros e futuros agentes de mudança econômica e social.

    [Impacto e monitoramento do projeto]

    Fase 1- Pesquisa e avaliação geográfica das bases e perfis de adolescentes e

    jovens usando o cruzamento das bases de dados referenciadas sobre

    esses públicos nas comunidades em seus respectivos municipios;

    Fase 2 – Levantamento e validação das propostas de capacitação a serem

    ofertadas em cada um dos eixos principais de formação proposta, se necessário

    com grupos focais e entrevistas sobre os contornos, motivações e

    comportamentos em relação a capacitações e cursos de curta, media e longa

    duração;

    Fase 3 – Elaboração das matrizes curriculares, formatação de conteúdos, e

    sugestões de cursos, além de implantação em LMS (*com custo adicional) para

    oferta nas modalidades EAD e-ou hibrida, e

    Fase 4 - Monitoramento de resultados e Produção de relatórios.

    [Alcance]

    Levando em consideração os dados mais atualizados, a expectativa é usar a delimitação das comunidades escolhidas por sua vulnerabilidade apesar de centrais e conectadas aos grandes centros urbanos.

    Em algumas delas o alcance se projeta algo entre 300 e 500 professores, atingindo mais de 10 mil jovens estudantes e adolescentes.

    Existe produção integral dos materiais (Livros texto em formato e-books, vídeos interativos, jogos educativos, avaliações e demais ferramentas educacionais) bem como (parte importante) o direito autoral para a utilização do mesmo por parte de seus respectivos autores.

    A Proposta complementar (desenvolvimento de LMS especifico e habilitação do conteúdo com CPanel privativo) se estende com equipamentos de trabalho (desktops, notebooks e tablets) em cada municipio contemplado no projeto.

    [Problema específico da educação pública:

    Dados de um levantamento oficial recente (2019) nos apresenta um quadro desolador para a ambiência do ensino publico no Brasil, e em que pese o Estado de MG ser considerado menos impactado quando comparado a outros, especialmente das regiões NE e N, se torna facilmente identificável que problemas que alcançam as estruturas educacionais publicas pelo Brasil também são observados nesses municipios.

    Assim, seus impactos imediatos vão da impossibilidade de contar com mais recursos públicos para a adoção de tecnologias educativas condizentes com a modernidade, passam por problemas de capacitação e ausência de professores, e do alto nível de anormalidade no transcurso de atividades pedagógicas, violência psicológica oriunda da tragédia em Brumadinho, e altas taxas de infrequência e razoavel evasão escolar (identificadas bem antes da pandemia do Covid19).

    As Secretarias municipais e a estadual de educacao serão convidadas a parceria, bem como demais atores atuantes nessas regiões deprivadas social e economicamente, tais como ONGs, associações de moradores e filantrópicas.

    [Interatividade das Equipes]

    a) Interação com outros atores locais;

    b) Capacitação e formação experimental de professores da rede publica;

    c) Capacidade de replicação dos Projetos Educativos;

    d) Estabelecimento de parcerias para fomentar a contratação dos adolescentes e jovens para o primeiro emprego ou como aprendizes;

    e) Incentivo ao aporte de contrapartidas e busca de novos investidores sociais

    Trabalhos anteriores realizados no âmbito das experiências profissionais do gestor - com destaque para o de Formação de Educadores Sociais no Semiarido Brasileiro - Vale do Jequitinhonha, ganhador do Premio Criança Nacional em Educação Infantil da Fundação ABRINQ. Metodologia que pode ser acessada em https://drive.google.com/file/d/0B_9wABQw8-YkTTdSS1JzaUc1RVU/view?usp=drivesdk

    Contribuição com a redução das desigualdades da educação brasileira:


    Será exercitada uma matriz criada para esse objetivo, que resulta do cruzamento de escalas de favorabilidade e de familiaridade.

    Cada quadrante dessa matriz interage com uma dimensão de valor agregado ao processo educativo com viés transformador e fortalecedor de uma aprendizagem focada no enfrentamento dos desafios impostos pela modernidade.

    A proposta da EducaX e trazer a modernidade e oportunizar

    1) a possibilidade do reforço escolar,

    2) a melhora cognitiva de crianças, adolescentes e jovens para suas

    habilidades e

    3)  a capacitação desses sujeitos do ensino fundamental e médio com o viés da inovação e do empreendedorismo.

    [Equidade]

    Os Agentes Locais na implementação do projeto nesses municípios/comunidades piloto deverão ser selecionados prioritariamente como integrante desses grupos vulneráveis.

    Orçamento total do projeto (em R$) *380.000,00

    Valor de doação-patrocínio solicitado (em R$) *350.000,00

    Uso dos recursos:

    I) Recursos Humanos

  • Equipe de Administração
  • Equipe Executora
  • Agentes Locais
  • II) Recursos Materiais

  • Montagem de Salas Interativas e LabMakers
  • Design, implementação e operação do LMS
  • III) Aquisição de Equipamentos

    (Parte incluídos na montagem das Salas e LabMakers e parte adicional por doação)

    TOTAL GERAL 380.000,00

    Financiador apoiando o projeto: Exponentialis

    Valor do apoio semente: R$ 30.000,00

    [Equidade]

    Os Agentes Locais na implementação do projeto nesses municípios/comunidades piloto deverão ser selecionados prioritariamente como integrante desses grupos vulneráveis.



    PARCERIAS E DIREITOS:

    Durante a execução deste trabalho, esta garantida aos apoiadores, a qualquer tempo, o usufruto dos conteúdos e matérias que forem desenvolvidos, sem a necessidade de pagamento adicional por direitos autorais, nos termos da duração acordada no projeto.

    DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

    A propriedade das invenções, processos, métodos, programas de computador ou inovações técnicas, quando pertinentes ao Projeto BrumEDUCA, respeitará os termos da legislação vigente à época, desta forma, sendo ou não privilegiáveis ou patenteáveis em termos de propriedade intelectual, terão seu uso cedido pela duração do contrato sem quaisquer custos adicionais.

    Belo Horizonte,
    01 de julho de 2020.


    EXPONENTIALIS PROJETOS DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA 4.0

    Interessado em apoiar ?


    Fale Com a Gente

    Email | Website | Phone